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terça-feira, 12 de janeiro de 2010

METODOLOGIA DE PROJETOS

TÉCNICA DE ENSINO OU POSTURA PEDAGÓGICA?

A Metodologia de Projetos não se trata de uma técnica atraente para transmitir aos alunos o conteúdo das matérias. Significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.

Significa repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das áreas com o mundo da informação.

Significa pensar na aprendizagem como um processo Global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.

O estudante aprende participando, formulando problemas, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações e escolhendo os procedimentos quando se vê diante da necessidade de resolver questões.


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ORGANIZAÇÃO DOS PROJETOS
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Em primeiro lugar: como um projeto surge dentroda sala de aula? Trata-se de um assunto polêmicoentre os educadores. Alguns acham que o tema deve partir do interesse dos alunos, enquanto outros acreditam que o professor deve propô-lo. Essa polêmica não leva em conta que a principal característica do trabalho com projetos não é a origem do tema, mas sim o tratamento que se dá a ele.

O trabalho com projetos não se restringe ao estudo de um tema: o ponto central é a resolução de problemas. Os problemas, ou a temática, podem surgirdo professor, do grupo de alunos ou do próprio contextosocial. O importante é garantir que essa temática se transforme em uma questão para a turma, e isso depende basicamente do professor.

Para a organização e o desenvolvimento de projetos, são fundamentais três momentos:

Problematização. É o ponto de partida, o momento detonador do projeto, a partir do qual o grupo levanta questões significativas para investigar. Sem essas questões, não há como falar em projeto. É importante salientar que problematizar é mais
do que fazer uma lista de perguntas sobre um tema. É necessário que haja um fio condutor para o grupo seguir. Aqui, mais uma vez, o papel do professor é fundamental.

Desenvolvimento. Nessa fase são criadas as estratégias
para buscar respostas às questões formuladas pelo grupo (pesquisa, entrevista, vídeo, leitura, dinâmicas, observações, etc.)

Síntese. Durante a execução de um projeto, as convicções iniciais vão sendo ampliadas e novas aprendizagens vão sendo construídas. Os alunos constroem novos conceitos, adotam novos procedimentos e novas atitudes,tornando-se mais curiosos e questionadores.

O processo de avaliação acompanha todo o projeto e ganha formas variadas, por exemplo: produção de textos, construção de livro, organização das idéias em forma de esquema, debates, defesa de pontos de vista, auto-avaliação, entre outras.

ATENÇÂO!
É importante salientar que cada etapa é um momento do processo, encadeado com o seguinte; não se trata de uma série de etapas estanques. O processo de síntese, por exemplo, deve perpassar os momentos de problematização e desenvolvimento, não se restringindo ao final do projeto.

FONTE: Diários e Projetos de Trabalho. Cadernos da TV escola - PCN na escola.
MEC, Secretaria de Educação à DistÂncia.

CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO
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• É um processo educativo desencadeado por uma
questão, que favorece a análise, a interpretação e a
crítica, como confronto de pontos de vista.
• A aprendizagem acontece a partir da interação entre o
aprendiz e o objeto de conhecimento, dentro de um
contexto com sentido e significado.
• No projeto predomina a cooperação: professores e
alunos assumem o papel de pesquisadores.
• Estabelece conexões entre as informações, questionando
a idéia de uma versão única da realidade.
• Trabalha com diferentes tipos de informação.
• Leva alunos e professores a perceber que há diferentes
formas e caminhos para o aprendizado.
• Leva alunos e professores a agir com flexibilidade,
a acolher a diversidade e a compreender sua realidade
pessoal e cultural.
Fonte: Aula de Inovación Educativa no 59, p. 80 (tradução adaptada)

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